Durante este mês, o Hospital da Mulher do Recife está desenvolvendo duas importantes campanhas: Setembro Verde, de Incentivo à Doação de Órgãos, e Setembro Amarelo, de Conscientização e Prevenção ao Suicídio. As ações estão sendo desenvolvidas pela CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), pela coordenação de Psicologia e pela coordenação de Farmácia.
O lançamento da campanha Setembro Verde aconteceu nesta sexta-feira (22), no qual foram desenvolvidas diversas atividades, como a montagem da Árvore da Vida, que está no hall em frente à Casa das Mães. Cada uma de suas folhas representa um doador em potencial. Então, quem desejar expressar simbolicamente sua vontade de ser um doador, basta escrever o nome em uma das folhas.
Em seguida, um grupo formado pela representante da Comissão, Elisabeth Pereira, juntamente com uma equipe de residentes de Enfermagem Obstétrica, realizaram dinâmicas educativas em áreas assistenciais como no ambulatório, CPN, bloco cirúrgico e UTI da Mulher, com grande participação de funcionários, pacientes e acompanhantes.
Setembro Amarelo – Para marcar mais um dia de atividades do mês de prevenção ao suicídio, a coordenadora de Farmácia, Bruna Vasconcelos, fez a distribuição de uma lembrancinha junto com uma tag que enfatiza o cuidado e a solidariedade como ferramentas de apoio emocional. Pacientes e colaboradores receberam o mimo em algumas áreas, tais como a Emergência, a Triagem e recepções do Hospital da Mulher. A equipe de Psicologia, por sua vez, sob a coordenação de Eduarda Pontual, deu prosseguimento à Parada de Saúde Mental, movimento de diálogo sobre as formas de prevenção ao adoecimento emocional e mental.
Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A direção geral é de Isabela Coutinho.