Dando continuidade as iniciativas que abordam os diversos assuntos relacionados ao câncer de mama e a campanha do Outubro Rosa, a UPAE de Arcoverde realizou, nos dias 26 e 27 de outubro, palestras com foco no direito de mulheres com câncer e sobre a importância da prevenção no combate à doença.
Na quinta-feira (26), a advogada Rebeca Nunes ministrou uma palestra sobre os direitos previdenciários das mulheres portadoras de câncer de mama. “As mulheres que estão atravessando esse momento difícil contam com três tipos de benefícios. São eles: o auxílio por incapacidade temporária, a aposentadoria por incapacidade permanente e o benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC-Loas). O que vai determinar a qual auxílio a paciente terá direito é a situação individual de cada uma, devendo ser avaliado caso a caso”, explicou Rebeca.
Na sexta-feira (27), a enfermeira da unidade, Andreane Natália, alertou sobre os principais sinais e sintomas do câncer de mama, como a mulher deve realizar o autoexame e quando a paciente deve procurar o acompanhamento médico e fazer a mamografia. Encerrou o encontro com dicas de hábitos saudáveis que podem evitar a doença, como uma boa alimentação e a prática regular de atividades físicas.
Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Arcoverde está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco A coordenação geral é de Luiz Gonzaga.