Neste mês de outubro, o Hospital da Mulher do Recife deu início ao Serviço de Histeroscopia Ginecológica Diagnóstica e Cirúrgica. “Esse é um marco importante para o hospital e para o Recife no sentido de ofertar o acesso à histeroscopia para mulheres que precisam de avaliação e/ou tratamento de condições específicas", explica a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho. O procedimento permite avaliação de patologias como: SUA (sangramento uterino anormal), pesquisa de infertilidade, corpo estranho, lesões suspeitas de malignidade, entre outras.
O atendimento abrange consultas ambulatoriais (de triagem e de avaliação pré e pós-operatória) e histeroscopia diagnóstica e cirúrgica. Para abrigar o serviço foi criado um novo espaço no Hospital. Os recursos são da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Já o HMR ficou responsável pela seleção dos profissionais contratados e pela execução e administração do novo serviço. Para ter acesso ao ambulatório de Histeroscopia, as pacientes estão sendo encaminhadas pela Central de Regulação do Município.
Nos primeiros 15 dias, foram iniciadas as atividades ambulatoriais (consultas e exames) para a captação e preparação das pacientes. Logo após, no último dia 23.10 (segunda-feira) começou a etapa diagnóstica. A depender do resultado do exame diagnóstico da histeroscopia, pode haver indicação de uma histeroscopia cirúrgica para tratar a determinada alteração encontrada. A expectativa é de que o Hospital realize por mês: 320 consultas de triagem; 135 procedimentos de histeroscopia diagnóstica e 25 histeroscopias cirúrgicas.
Pacientes – As primeiras pacientes da histeroscopia diagnóstica foram Daniela da Silva Menezes, 44 anos, auxiliar de serviços gerais e Líbna Cavalcante da Silva, 60 anos, dona de casa. “Estava buscando tratamento desde 2016 e agora, finalmente, consegui fazer o procedimento. Estou muito feliz”, destacou Líbna. “Todos do hospital estão de parabéns porque esse tratamento vai beneficiar muito mais gente, além de mim”, ressaltou Daniela.
A médica Flávia Andrade Costa, especialista na área, foi quem fez os procedimentos. Ela teve assistência da enfermeira especializada Liliane Jatobá. Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.