Hospital da Mulher do Recife recebe projeto do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo)

Marlise Nadler     03/01/2024
...

Começou, nesta quarta-feira (03), o Curso Prático de Tele UTI Obstétrica. A capacitação faz parte de um projeto desenvolvido a partir de uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). O responsável pela pactuação com a Universidade de São Paulo, o que possibilitou a realização do curso no HMR, foi o médico intensivista da UTI da Mulher, da unidade, Felipe Torres. A diretora técnica do HMR, Nicole Viana Leal, deu as boas-vindas aos participantes.

“Estamos felizes e lisonjeados com o projeto e temos certeza de que grandes melhorias serão vistas em nossas equipes”, destacou Nicole. O público-alvo do treinamento são os integrantes da equipe da UTI da Mulher, residentes médicos, enfermeiros obstetras do CPN (Centro de Parto Normal) e da Emergência, do Hospital da Mulher. O curso acontece no auditório Luiz Carlos Santos, no térreo. Na abertura, a coordenadora de projetos da Saúde Digital, Mariah Tomasin, explicou que o objetivo principal do trabalho é contribuir para a redução da razão de morte materna no Brasil.

“Muito obrigada pela presença de todos porque, mesmo construindo um projeto transformador para a população, ele só terá efetividade com o apoio dos hospitais participantes”, afirmou Mariah. O projeto tem três pilares principais: Indicadores (análise dos indicadores para avaliação e monitoramento do projeto), Capacitação (para contribuir em Educação Permanente na atenção à gestante e à puérpera) e Treinamento (discussões clínicas diárias com participação de médicos obstetras e intensivistas do HCFMUSP).  

Após a apresentação inicial foram feitas simulações práticas de condições clínicas como Eclampsia e Sepse, além de estações práticas (dinâmicas de balão e sutura). O evento continua nesta quinta-feira (04), das 8h às 13h. Além de Mariah Tomasin, integram o curso Mônica Fairbanks (obstetra e médica da capacitação), Renata Bergamaschi (técnica do Ministério da Saúde), Adriana Carbonel (coordenadora de pesquisa do Projeto de Tele UTI Obstétrica) e Keylla Maxima (Obstetriz da Capacitação). E, pelo Hospital da Mulher do Recife, além do médico Felipe Torres, participaram da organização do evento Elienay Florâncio (supervisora de Educação Permanente) e Wanessa Carneiro (supervisora de Enfermagem do Centro de Parto Normal). 

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A direção geral é de Isabela Coutinho. 

...