Com foco na melhoria contínua dos processos de trabalho, o Hospital da Mulher do Recife iniciou, esta semana (05), a implantação do método Huddle. O programa tem o objetivo principal de ampliar a segurança do paciente na unidade e está sendo conduzido pelo coordenador de Qualidade e Segurança do HMR, João Lino Júnior. “Essa é uma ferramenta que, mesmo em sua fase inicial, já vem demonstrando eficiência na consciência situacional e na resolução de questões administrativas e assistenciais”, afirma a diretora geral do Hospital, Isabela Coutinho.
A metodologia do Huddle se desenvolve por meio de uma reunião rápida, entre gestores da unidade de saúde. Esses encontros acontecem todos os dias, sempre no mesmo horário (no caso do HMR, às 10h, no hall da rampa). Intencionalmente, a reunião acontece com todos em pé em formato de círculo e, de uma forma muito dinâmica, são discutidas as questões diárias. E as decisões para a resolução dos casos são tomadas ainda durante a reunião. Isso é possível porque estão sempre presentes todos os profissionais envolvidos em áreas estratégicas do Hospital.
Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.