Fonoaudióloga da UPAE de Caruaru concede entrevista à Rádio Cultura Nordeste em alusão ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira
Comunicação Interna
24/10/2024
No dia 22 de outubro, data dedicada ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira, a fonoaudióloga Jessika Sobral, da UPAE de Caruaru, participou de uma entrevista com o radialista Tony Oliveira, na Rádio Cultura Nordeste. Durante a conversa, Jessika esclareceu pontos importantes sobre a gagueira, uma condição de fala caracterizada por alterações na fluência e na temporalização da fala.
A gagueira afeta cerca de 5% da população mundial, sendo que 1% apresenta o quadro de forma crônica e persistente. No Brasil, aproximadamente 10 milhões de pessoas sofrem com essa condição. Jessika Sobral destacou a relevância de um dia dedicado à conscientização sobre a gagueira e à quebra dos estigmas que ainda cercam as pessoas que apresentam esses sintomas.
"Não existe pessoa 100% fluente. É imprescindível um olhar empático à pessoa com gagueira, de modo que seu discurso seja levado em consideração", afirmou a fonoaudióloga durante a entrevista.
O tratamento da gagueira envolve principalmente a terapia fonoaudiológica, mas, em alguns casos, pode ser necessário um acompanhamento multidisciplinar, incluindo o apoio de profissionais da psicologia. A mensagem central da campanha, reforçada por Jessika, é clara: "Gagueira não tem graça, tem tratamento."
Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Caruaru está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A coordenação geral é de Soraia Ximenes.