20 de junho marca o Dia Nacional do Teste da Linguinha, exame que é realizado no Hospital da Mulher do Recife. Saiba mais sobre o teste no artigo de Nádia Garcia, coordenadora do serviço de Fonoaudiologia (que implementou o Teste da Linguinha), do HMR
Triagem do Frênulo Lingual (Teste da Linguinha)
O teste da linguinha é um exame simples e rápido que assegura a saúde do bebê. A avaliação do frênulo lingual deve ser realizada ainda na maternidade para diagnosticar e tratar precocemente as alterações do frênulo da língua (Anquiloglossia) ou “língua presa “, evitando dificuldades na amamentação, desmame precoce, e posteriormente alterações na mastigação e na fala.
Todos os RNs (recém-nascidos) que estão internados no Hospital da Mulher passam pela avaliação de triagem do frênulo lingual (teste da linguinha). E no ambulatório, nas consultas de egresso, a equipe de Odontologia e de Fonoaudiologia também realizam o teste da linguinha para detectar alterações de língua e demais anomalias na cavidade oral do RN.
Segundo a Lei n 13.002 de 20 de julho de 2014 é obrigatória a realização da avaliação do frênulo da língua em bebês em todas as maternidades do Brasil. O Ministério da Saúde, por meio da nota técnica no 09/2016, orienta a identificação de casos graves de anquiloglossia (condição que restringe a faixa de movimento da língua), na maternidade, tendo em vista sua potencial interferência sobre a amamentação. E sugere a utilização do protocolo Bristol Tongue Assessment Tool (BTAT).
A equipe de Fonoaudiologia realiza a avaliação do frênulo lingual e, junto com a equipe multidisciplinar do HMR, orienta as famílias dos RNs sobre a importância do teste da linguinha e, em caso de alteração no teste, faz os devidos encaminhamentos. Os RNs internados na UCI Neonatal e na UCI Canguru, com alteração no teste da linguinha, realizam a frenotomia, intervenção que consiste em um pequeno corte nesse pedaço do tecido, ou seja, a remoção parcial do frênulo. Com a cirurgia realizada, os recém-nascidos, em geral, conseguem mamar logo após o procedimento.
Nádia Garcia - coordenadora do serviço de Fonoaudiologia do Hospital da Mulher do Recife
Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A direção geral é de Isabela Coutinho.