O Hospital da Mulher do
Recife recebe, nesta segunda e terça-feiras (dias 03 e 04), visita dos
avaliadores do Ministério da Saúde para apreciação da unidade como Hospital
Amigo da Criança. Durante dois dias, eles vão observar a assistência
prestada e entrevistar profissionais de saúde e usuários, que utilizam ou utilizaram
o HMR, no pré-natal, durante o parto, no planejamento familiar e outros.
O objetivo é saber se a instituição atende aos requisitos globais para receber o título internacional da IHAC – Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O que garante a certificação é o cumprimento dos 10 passos para o sucesso da amamentação. A visita do MS é a última etapa das avaliações. O Hospital da Mulher já foi aprovado na etapa da visita da SES/PE (Secretaria Estadual de Saúde), quando os membros da comissão validaram o HMR como apto para receber o Ministério da Saúde.
“Todas as categorias profissionais que prestam assistência direta ao binômio mãe-bebê podem ser sorteadas para serem entrevistadas. E com os usuários também será feito um sorteio”, explicou Manoel Adauto, coordenador do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher. “Atuamos firmemente na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Por isso, estamos confiantes e animados com a possibilidade de receber essa importante titulação”, destacou a diretora geral do Hospital da Mulher do Recife, Isabela Coutinho.
Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.