O objetivo é fortalecer e encorajar as vítimas a procurar ajuda
Na próxima sexta-feira (14), o Hospital da Mulher vai comemorar os sete anos de funcionamento do Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência – Sony Santos. A data será marcada por uma exposição no Hospital que visa alertar sobre a importância do combate à violência, a partir do relato de mulheres assistidas no serviço (preservando o anonimato). Desde que foi inaugurado, o Centro atendeu 2.100 pessoas. Ao todo, já foram realizados mais de nove mil atendimentos em especialidades médicas e multiprofissionais.
Inaugurado como Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência, o serviço mudou de nome, em setembro de 2021, ao passar a atender, não somente mulheres cis, mas também mulheres trans e homens trans (com útero). O funcionamento é 24 horas, durante todo o ano, para atendimento às vítimas de agressão física, sexual, psicológica, patrimonial e outras.
A assistência é multiprofissional, com médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais. Para ter acesso ao serviço, basta chegar, ou seja, o funcionamento é por livre demanda e isso vale não somente para o Recife, mas também, para pessoas de outras cidades, estado ou até mesmo de fora do País. A chegada ao Sony também pode acontecer de forma referenciada.
O atendimento preserva pela privacidade e, por isso mesmo, o Centro funciona em um prédio anexo ao Hospital, sem placa aparente e com entrada pela lateral, garantindo a confidencialidade dos casos. “O respeito e a humanização também são base na atenção às vítimas”, enfatiza a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho.
O Centro Sony Santos recebe vítimas a partir dos 10 anos de idade e, além da assistência à saúde, o serviço orienta e direciona a denúncia ao agressor, se a vítima assim desejar. O serviço, que tem como coordenadora geral a psicóloga Eduarda Pontual, integra a Rede Estadual de Combate à Violência de Gênero.
Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.