Há sete anos, o Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência – Sony Santos, combate a violência física, sexual, psicológica, patrimonial e outras, contra mulheres cis, mulheres trans e homens trans (com útero). Para marcar a data, foi realizada uma exposição no Hospital da Mulher do Recife, alertando sobre a importância da denúncia e como a coragem salva vidas.
“Mãos que Denunciam” mostra pinturas das mãos das mulheres que sofreram algum tipo de violência e não se calaram, além de cartas com relatos das vítimas. Tudo, claro, preservando o anonimato das vítimas. Para enfatizar ainda mais a mensagem da importância da denúncia, a Globo entrevistou Eduarda Pontual, psicóloga e coordenador do Centro Sony Santos, que tirou todas as dúvidas de funcionamento e qual a ideia por trás do projeto.
O Centro Sony Santos recebe vítimas a partir dos 10 anos de idade e, além da assistência à saúde, o serviço orienta e direciona a denúncia o agressor, se a vítima assim desejar.
Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. A direção geral é de Isabela Coutinho.