Com o tema “Morte Materna por Hemorragia Pós-Parto – o que você está fazendo para evitá-la”, o Hospital da Mulher do Recife realizou, nos dias 19 (quarta-feira) e 20 (quinta-feira) de julho, um treinamento para atendimento multiprofissional durante a ocorrência desse tipo de situação, em que a mulher sofre grande perda de sangue nas primeiras 24 horas após o nascimento. A capacitação foi ministrada pela médica tocoginecologista Gabriela Melo e pela enfermeira obstetra Viviane Araújo.
Cada uma das profissionais deu o treinamento em um dos auditórios do HMR (térreo e 1º andar). Na ocasião, foi abordado o sequenciamento do atendimento em caso de hemorragia pós-parto. Esse check list envolve questões como: avalição inicial, medidas gerais iniciais, controle da volemia/reposição volêmica, entre outras. O público-alvo foi formado pela equipe de Enfermagem (técnicos e enfermeiros) do Hospital da Mulher, por residentes de Enfermagem Obstétrica e Residentes médicos de Ginecologia e Obstetrícia. O SAMU também esteve presente com uma enfermeira obstetra que, posteriormente, atuará como multiplicadora das informações junto à equipe do serviço de atendimento móvel de urgência.
Estatística – A hemorragia pós-parto é a principal causa de morte materna no mundo, o que representa 29,3% do total de óbitos entre essa população. A iniciativa do evento, que buscou aprimorar ainda mais a assistência na unidade, foi da diretora geral do Hospital, Isabela Coutinho, em conjunto com a diretora técnica Nicole Viana e com a diretora multidisciplinar Dione Ferraz. A capacitação foi coordenada por Elienay Florêncio, supervisora de Educação Permanente e por Wanessa Carneiro, supervisora do Centro de Parto Normal (CPN).
Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.